Gato escama de tartaruga

nov 24, 2021 | Gatos | 0 Comentários

Nós da gatomaníacas vamos falar tudo Sobre gata escama de tartaruga
Para quem não sabe, a gata tartaruga é sempre uma fêmea. Esses gatinhos pretos e laranja atraem a atenção de todos e podem ter diferentes variações na distribuição de cores.
As escamas, como também são chamadas, são muito exóticas e escondem fatos incríveis sobre sua pele e características únicas.
Diferença das Gatas Escama de tartaruga e gata chita
Já falamos um pouco sobre a genética dos gatinhos e ficou bem claro que os cromossomos desempenham um papel importante na formação da pelagem e da cor do animal.
A genética por trás do pelo de um gato é extremamente fascinante e pode ser um pouco complexa.
Muitas pessoas podem pensar que as escalas são três cores, mas na realidade existem apenas duas. Nesse caso, esses gatinhos são chamados de malhado (famoso gato malhado) ou chitas.
Em outras palavras, as gatas escama de tartarua e os gatinhos tricolor são diferentes. O gato com escama de tartaruga tem apenas duas cores, preto e laranja, enquanto os gatos tricolor são três cores, preto, laranja e branco, e podem ter variações diluídas com branco, cinza claro (puxando um tom de azul) e laranja-claro.
Raças de gatos com escama de tartaruga
Ao contrário da crença popular, os gatos escama de tartaruga não são reservados exclusivamente para animais vira-lata. Este tipo de pele pode realmente se manifestar em diferentes raças de gatos.
Por exemplo, alguns dos mais comuns são os gatos angorá, persa e americano de pelo curto. Para quem procura um gatinho de uma linhagem específica, a escama de tartaruga pode ser uma ótima escolha.
Existem gatos machos com escamas ou apenas fêmeas?
Esta questão é de grande preocupação para os amantes de gatos, porque na verdade é mais comum encontrar uma gata escamosa do que um macho. E embora esse tipo de pele seja prevalente em mulheres, pode haver um gato tartaruga – é muito mais difícil. Mas por que isso eventualmente acontece?
A explicação envolve problemas genéticos e é necessário recapitular alguns termos biológicos para compreendê-los.
Enquanto os homens têm cromossomos XY, as mulheres têm cromossomos XX. Mas é aí que entra a grande questão: as cores preto e laranja estão precisamente ligadas ao cromossomo X do animal.


Dessa forma, o homem teoricamente poderia apresentar apenas uma dessas cores: preto ou laranja e não as duas ao mesmo tempo. As fêmeas, por outro lado, não têm esse problema porque têm dois cromossomos X e, portanto, podem ter as duas cores em seu pelo.

Mas, por mais raro que seja, alguns machos podem ter o pelo de um a. tem gato escamoso. Esse cenário ocorre quando o animal tem a síndrome de Klinefelter, uma anomalia cromossômica que faz com que os gatos tenham três cromossomos, a saber, XXY. Nesse caso, os homens com essa doença podem apresentar as duas cores ao mesmo tempo.

Você também se lembra dos gatos tricolores? Incrivelmente, os gatos escamados são muito semelhantes aos gatos tricolores nesse aspecto. Isso porque animais tricolores como o gato tartaruga são predominantemente fêmeas, então é muito mais comum encontrar um gato de três cores do que um gato com esse tipo de pelagem.
Existem preconceitos contra gato escama de tartaruga?
Além dos gatos pretos, que sofrem preconceito por serem associados à escuridão, os pêlos do gato escama de tartaruga também vivenciam isso em alguns lugares.
Por serem animais diferentes e às vezes eles próprios pouco conhecidos, na hora da adoção, as escalas são as últimas no final. Os gatos tartaruga, no entanto, são muito amorosos e leais aos seus tutores e merecem um lar feliz com boa comida, ração e brinquedos.
Personalidade do gato
Esses gatos tendem a ser tímidos e calmos, especialmente perto de estranhos ou em locais com muito movimento. Porém, se você está pensando em adotar um gato tartaruga, não se preocupe com a família, eles são muito amorosos e extremamente leais.
Porém, como outros gatos, o responsável deve respeitar o lugar do animal. Já que esse gato tem uma personalidade forte, e se ele não quer receber carinho agora, não adianta insistir.
Comportamento da gata escama de tartaruga
A personalidade de um gato depende de vários fatores, e a cor do gato é um deles! De acordo com pesquisas científicas da Universidade da Flórida e da Califórnia, nos Estados Unidos, a cor da pelagem de um gatinho pode, de fato, ter uma forte influência no temperamento de seu amigo de quatro patas. Enquanto os gatos brancos e listrados são mais calmos e até um pouco tímidos, os animais com pelo preto e branco (também chamados de Frajolas) apresentam feições agressivas. Gatos laranja como Garfield são preguiçosos e mais divertidos.
Mas o que acontece quando você tem um gato escama de tartaruga como um gato com caspa tem?
Bem, a verdade é que este gato também pode ter um comportamento muito distinto: o gato tartaruga costuma ser bastante tímido e introvertido. Ele tende a ficar retraído em um canto, especialmente perto de estranhos. Mas quando se trata de família, a buceta é puro amor! Fiel e leal, o gato escamoso adora lidar com quem lhe faz bem e não hesita em provar isso com ronronos, lambidas e às vezes até pequenas mordidas de amor.
Saúde do gato escama de tartaruga
os gatos escama de tartaruga são mais propensos do que outros gatos a sofrer de problemas de saúde. Um dos principais problemas desta raça é a displasia da anca, que pode originar dores intensas e problemas de mobilidade.
Atrofia progressiva da retina, que causa degeneração da visão, é um problema comum que ocorre também em gatos escama de tartaruga, devido a uma malformação hereditária muito comum na raça ou devido a um trauma. Embora a cardiomiopatia hipertrófica seja uma doença cardíaca comum em gatos, a incidência é maior em gatas escama de tartaruga.
Nesta raça, também, a neuropatia distal é uma doença que requer atenção. É um distúrbio do sistema nervoso que causa fraqueza e é mais comum em gatos de um ano de idade.
Adote sempre!

Outras curiosidades aqui

As melhores dicas da gatomaníacas para vocês. Se gostou comente e compartilhe.

Porque amamos gato

You May Also Like

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.