Como saber se meu gato está com verme e o que fazer
Se você suspeitar que seu gato tem vermes, você deve verificar se há sinais nas fezes do seu gato.
Seu gato pode ter vermes se estiver vomitando, perdendo peso ou se você vir pontos brancos nas fezes.
Os gatos podem ter lombrigas, tênias, ancilostomídeos ou dirofilariose.
Você pode tratar uma infestação de vermes com medicamentos antiparasitários.
Os vermes são um problema comum para os gatos. De fato, até 45% dos gatos têm vermes em um determinado momento.
“Os vermes são comuns, especialmente em gatinhos, gatos recém-adotados e gatos que passam tempo ao ar livre.
Como saber se meu gato está com verme e o que fazer
Seu gato pode apresentar sintomas de vermes, como vômitos – mas nem todos os gatos apresentam sinais de infestação de vermes.
Os vermes nem sempre são perigosos, mas infecções graves por vermes podem danificar os intestinos do seu gato, causar perda de peso ou até mesmo levar à morte dos gatinhos. É por isso que é importante fazer exames regulares com seu veterinário e tomar medidas para prevenir e tratar infecções por vermes.
Aqui está o que você precisa saber sobre como os gatos pegam vermes e o que fazer se o seu gato estiver infectado.
Sinais de que seu gato está com vermes
“Adultos saudáveis podem não ter sintomas de vermes, e é por isso que seu veterinário tende a recomendar testes fecais periódicos. Mas, em alguns casos, seu gato pode apresentar sintomas de uma infestação de vermes incluindo:
Vômito
Diarréia ou fezes moles
Perda de apetite
Sangue nas fezes
Perda de peso
Você também pode ver vermes nas fezes ou vômito do seu gato. Cada tipo de verme tem um tamanho e forma diferentes.
Tipos de vermes em gatos
Alguns dos vermes mais comuns que infectam gatos são lombrigas, tênias, ancilostomídeos e dirofilariose. Veja como identificá-los:
As lombrigas parecem espaguete cozido. Eles infectam os intestinos e são os vermes mais comuns encontrados em gatos. As lombrigas podem não causar nenhum sintoma, mas infestações mais graves podem causar vômitos, perda de peso ou uma aparência de barriga inchada.
Os segmentos de tênia parecem grãos secos de arroz ou sementes de girassol brancas e planas, e muitas vezes estão se movendo ou rastejando pelo reto.
As tênias tendem a ser mais comuns em gatos mais velhos e gatos que caçam. Seu gato pode não apresentar nenhum sintoma de tênia, mas em alguns casos, pode haver vômitos e perda de peso.
Os ancilostomídeos parecem macarrão de espaguete mais curto, medindo cerca de cinco centímetros de comprimento. Ancilostomídeos têm uma fita de vermelho acastanhado no corpo e uma forma de gancho.
Como saber se meu gato está com verme e o que fazer
Eles são uma pequena forma de lombriga que pode danificar o revestimento do intestino do seu gato. Ancilostomídeos se alimentam de sanguê do intestino delgado do gato e podem causar anemia e perda de peso.
Os vermes do coração não aparecem nas fezes ou no vômito do seu gato, e é por isso que é importante consultar seu veterinário uma vez por ano para rastrear os vermes do coração.
A mudança comportamental mais comum é menos energia ou mais cuidados em torno de sua extremidade traseira. Você também pode notar que seu gato tem menos apetite. Mas nem todos os gatos com dirofilariose exibem alterações comportamentais
Heartworms são mais raros em gatos mas podem causar sérios danos ao coração e pulmões do seu gato. Em casos não tratados, os dirofilariose podem levar a problemas respiratórios, perda de peso ou, em alguns casos, morte súbita.
Como saber se meu gato está com verme e o que fazer
Existem várias maneiras pelas quais seu gato pode pegar vermes, incluindo:
Se o seu gato sair, um dos seguintes: vermes, ovos de vermes ou pulgas carregando ovos de vermes podem ficar presos na pelagem do seu gato. O gato pode ingerir os ovos enquanto se limpa ou cuida de outros gatos.
Caixas de areia compartilhadas ou áreas externas onde cocô de gatos também podem conter ovos de vermes.
Os gatinhos geralmente são infectados pelo leite materno quando suas mães têm um caso latente de vermes.
“Alguns vermes também são encontrados no tecido muscular de animais infectados, então os gatos que caçam ou são alimentados com produtos de carne crua podem ingerir vermes através de sua dieta.
Tratamento de vermes
Se o seu gato ficar infectado com vermes, existem várias opções de tratamento.
“Felizmente, existem medicamentos antiparasitários seguros e eficazes disponíveis. Alguns dos medicamentos mais comuns incluem pirantel, pamoato, fenbendazol e, para tênias, praziquantel.
“É melhor fazer um teste de fezes para identificar o verme para selecionar o medicamento mais adequado.
Como saber se meu gato está com verme e o que fazer
Medicamentos anti-vermes podem funcionar em menos de um a dois dias , mas você ainda pode ver vermes nas fezes do seu gato por dias depois. Você deve sempre seguir as instruções do seu veterinário e dar ao seu gato a medicação completa.
Prevenção de vermes
Existem mudanças importantes no estilo de vida que você pode fazer para ajudar a prevenir infecções por vermes em seu gato.
“A melhor maneira de evitar que seu gato seja infectado com parasitas intestinais é limitar sua exposição ao ar livre, onde gatos de rua e animais selvagens podem contaminar o meio ambiente.
Também é importante alimentar seu gato apenas com alimentos cozidos, pois alimentos crus são mais propensos a serem infectados com ovos de vermes que podem infectar seu animal de estimação.
Essas mudanças podem não funcionar para todos os gatos, então você também pode usar medicamentos de prevenção de vermes. Vamos deixar alguns medicamentos para vermes, Dirofilariose, Verme do coração e antipulgas
Dica
Manter os gatos dentro de casa e alimentá-los apenas com comida cozida pode ajudar a prevenir vermes, juntamente com medicamentos para pulgas e dirofilariose.
Lista de medicamentos recomendado pelos melhores veterinários abaixo:
Vermífugos para gato, link para compra:
- Chemital gatos
- Natuverm suspensão oral
- Natuverm plus
- Mataverm
Antipulgas para gatos – Link para compra:
- Fiprolex gatos
- Trattopril gatos
- Shampoo antipulgas dugs
Confira outras dicas valiosas aqui: Maine Coon – Saiba tudo sobre a raça
As melhores dicas da gatomaníacas para vocês.
Se gostou ajude a gente ! Comente e compartilhe.
Porque amamos gato!